terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROFESSOR PODE MELHORAR A APRENDIZAGEM COM O USO DA INTERNET

Embora 92% das escolas públicas no Brasil tenham acesso à internet no seu estabelecimento, apenas 4% têm o equipamento instalado em sala de aula. Este é um resultado do estudo "Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas brasileiras" A pesquisa mostrou que apenas 18% dos professores de escolas públicas urbanas do Brasil usam internet em classes.
O estudo mostrou que 87% das escolas que têm internet têm banda larga. Em média as escolas têm 23 computadores instalados, sendo que 18 estão em funcionamento, para cerca de 800 alunos matriculados. Segundo a pesquisa, 81% das escolas têm laboratório de informática. Destas salas 86% têm computadores conectados à internet.
O estudo mostra ainda que 52% das escolas têm uma pessoa que atua como monitora na sala de informática. (O profissional é um viabilizador de uso do laboratório). O teste mostra que a correlação do uso da internet com o uso na sala de aula é maior do que no laboratório"
De acordo com a pesquisa, os professores declaram que a principal dificuldade é o número insuficiente de computadores conectados à internet.
Entre as atividades em sala de aula, 59% dos professores diz que não ensina os alunos a usar computador e internet.
Segundo o estudo, 64% dos professores acham que os alunos sabem mais sobre o uso do computador e da internet  que eles, e 48% deles fizeram um curso específico para aprender usar o computador e a internet. Outros 38% aprenderam sozinhos a utilizar ferramentas 2 27% aprenderam com outras pessoas. Já entre alunos, 40% aprenderam com outras pessoas; 38%, sozinhos; e 25%, em cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário