SÃO PAULO - O Brasil superou o Japão em vendas de computadores e chegou à terceira posição no mercado mundial de PCs, apresentando desempenho recorde no segundo trimestre, revela levantamento da consultoria IDC Brasil.
Com vendas de 3,86 milhões de aparelhos, o país comercializou 95 mil máquinas mais que o Japão, ficando atrás apenas de China e dos Estados Unidos, respectivamente.
O desempenho do setor no país superou o recorde atingido no 1º trimestre, cujas vendas foram de 3,6 milhões de computadores.
"O resultado está diretamente ligado aos preços extremamente agressivos ofertados pela indústria. Com o dólar estável, os fabricantes têm conseguido manter seus preços em queda, gerando forte demanda, principalmente, no segmento doméstico", afirmou em nota o analista do IDC Martim Juacida.
Das vendas totais, 69,5% foram para usuários domésticos, 25,8% para os corporativos e 4,7% para o governo e o segmento de educação.
Outro fator que contribuiu para tal performance foi o maior acesso ao crédito da classe média, assim como a condição da economia no país, acrescentou o IDC.
No período, os notebooks mantiveram a liderança sobre os desktops, com 51,5% das vendas. De acordo com Juacida, os notebooks venderam 27% mais no segundo trimestre de 2011 do que no mesmo período do ano anterior.
Fonte: o Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário